LIVRETO 
LITURGIA DAS HORAS

OFÍCIO DAS LEITURAS 
PRESIDIDA PELO REVERENDÍSSIMO PADRE
KAUAN RAFFAELE ZUPPI DI MORETTI 

FESTA DE SÃO TOMÉ, APÓSTOLO 
ORAÇÃO DE QUINTA-FEIRA 

Paróquia São Francisco de Assis 
03.07.2025

1. Quando o bispo preside, sobretudo na igreja catedral, esteja rodeado de seu presbitério, e haja participação plena e ativa do povo. Normalmente, em todas as celebrações com o povo, um presbítero ou diácono presida e haja também outros ministros.

2. O sacerdote ou diácono que preside o Ofício pode usar a estola sobre a alva e a sobrepeliz; o presbítero pode usar também o pluvial. Aliás, nada impede que, em solenidades maiores, vários presbíteros vistam pluvial e os diáconos, a dalmática. À oração das nove, das doze e das quinze horas, tanto na igreja catedral, como noutro lugar, o Bispo pode presidir revestido de hábito corais.

3. Na falta de um sacerdote ou diácono, quem preside o Ofício é apenas um dentre os demais; não entra no presbitério, nem saúda ou abençoa o povo.

SAUDAÇÃO

4. Cabe ao sacerdote ou diácono que preside dar início, em pé e de sua cadeira, ao Ofício com o versículo introdutório traçando todos o sinal da cruz:
Pres.: Vinde, ó Deus, em meu auxílio. +
Ass.: Socorrei-me sem demora.

5. Todos inclinam-se e recita-se:
Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

6. Depois recomenda-se o exame de consciência, que na celebração comunitária pode ser inserido num Ato Penitencial como a seguir.
7. Após um breve silêncio, todos juntos confessam, dizendo:

Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor.
O povo:
Ass.: Porque somos pecadores.
O sacerdote:
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
O povo:
Ass.: E dai-nos a vossa salvação.

8. Segue-se a absolvição de quem preside:
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

9. Segue-se as invocações:
Pres.: Kýrie, eléison.
O povo responde:
Ass.: Kýrie, eléison.
O sacerdote:
Pres.: Christe, eléison.
Ass.: Christe, Eleison.
Pres.: Kýrie, eléison.
O povo:
Ass.: Kýrie, eléison.

HINO

10. Reza-se o hino proposto:
Ass.: DO SUPREMO REI NA CORTE DOIS MINISTROS, QUE JESUS INSTRUIU E FEZ APÓSTOLOS, SALA DA TERRA E SUA LUZ.

A FELIZ JERUSALÉM, CUJA LÂMPADA É O CORDEIRO, VOS POSSUI, QUAIS JÓIAS RARAS, FUNDAMENTO VERDADEIRO.

A IGREJA VOS CELEBRA COMO ESPOSA DO SENHOR. VOSSA VOZ A TROUXE À VIDA, VOSSO SANGUE A CONSAGROU.

QUANDO OS TEMPOS TERMINAREM E O JUIZ VIER JULGAR, SOBRE TRONOS GLORIOSOS HAVERIA DE VOS SENTAR.

SEM CESSAR, A VOSSA PRECE NOS DÊ FORÇA E PROTEÇÃO. DAS SEMENTES QUE ESPALHASTES BROTE A FLOR E NASÇA O GRÃO.

GLÓRIA A CRISTO, QUE DE VÓS FEZ DO PAI OS ENVIADOS, E VOS DEU O SEU ESPÍRITO, POR QUEM FOSTES CONSAGRADOS.

SALMODIA

11. Depois do hino, todos sentam-se.
12. Quem desempenha o ofício de leitor, proclamará, em pé e no lugar apropriado.

Ant.
Pres.: Em toda a terra se espalha o seu anúncio
Ass.: e sua voz pelos confins do universo. Aleluia.

Salmo 18 (19)A

— SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA. 

— OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DO SENHOR, E O FIRMAMENTO, A OBRA DE SUAS MÃOS; O DIA AO DIA TRANSMITE ESTA MENSAGEM, A NOITE À NOITE PUBLICA ESTA NOTÍCIA.

— SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA. 

— NÃO SÃO DISCURSOS NEM FRASES OU PALAVRAS, NEM SÃO VOZES QUE POSSAM SER OUVIDAS; SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA, CHEGA AOS CONFINS DO UNIVERSO A SUA VOZ.

— SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA. 

13.Todos inclinam-se e recita-se:
Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant.
Pres.: Anunciaram a justiça do Senhor,
Ass.: todos os povos podem ver a sua glória. Aleluia.

Salmo 96 (97)

— Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR!

DEUS É REI! EXULTE A TERRA DE ALEGRIA, E AS ILHAS NUMEROSAS REJUBILEM! TREVA E NUVEM O RODEIAM NO SEU TRONO, QUE SE APÓIA NA JUSTIÇA E NO DIREITO.

— Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR!

AS MONTANHAS SE DERRETEM COMO CERA ANTE A FACE DO SENHOR DE TODA A TERRA; E ASSIM PROCLAMA O CÉU SUA JUSTIÇA, TODOS OS POVOS PODEM VER A SUA GLÓRIA.

Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR!

— O SENHOR AMA OS QUE DETESTAM A MALDADE, ELE PROTEGE SEUS FIÉIS E SUAS VIDAS, E DA MÃO DOS PECADORES OS LIBERTA.

Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR!

UMA LUZ JÁ SE LEVANTA PARA OS JUSTOS, E A ALEGRIA, PARA OS RETOS CORAÇÕES. HOMENS JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR, CELEBRAI E BENDIZEI SEU SANTO NOME!

—  Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR!

14.Todos inclinam-se e recita-se:
Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Pres.: Eles contaram as grandezas do Senhor e seu poder.
Ass.: E as suas maravilhas que por nós realizou.

15. Todos permanecem sentados. Está deve ser lida por um diácono ou presbítero, na sua falta pode ser lida por um leitor.

PRIMEIRA LEITURA 
(1Co 4,1-16)
Sejamos imitadores do Apóstolo, como ele o foi de Cristo.

Leitor: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido. Irmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido? Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo. Até à presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até ao presente. Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos.De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo. Portanto, eu vos peço, sede meus imitadores.

16. Este momento não deve ser encerrado com a expressão habitual "Palavra do Senhor" ou "Graças a Deus", como ocorre na Santa Missa. Todos são convidados a permanecer em silêncio para que se inicie o responsório.

RESPONSÓRIO
(Jo 15,15; Mt 13,11.16)

Ass.: Não vos chamo mais meus servos, mas vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi do Pai.

Pres.: A vós foi concedido conhecer os mistérios do Reino dos Céus; felizes vossos olhos porque veem, felizes os ouvidos porque ouvem. Pois vos dei.

17. Todos permanecem sentados. Está deve ser lida por um diácono ou presbítero, na sua falta pode ser lida por um leitor.

SEGUNDA LEITURA
(Hom. 25,7-9:PL76,1201-1202)  
Séc.VI

Leitor: Leitura das homilias sobre os Evangelhos, de São Gregório Magno, papa.
Meu Senhor e meu Deus! Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio (Jo 20,24). Era o único discípulo que estava ausente. Ao voltar, ouviu o que acontecera, mas negou-se a acreditar. Veio de novo o Senhor, e mostrou seu lado ao discípulo incrédulo para que o pudesse apalpar; mostrou-lhe as mãos e, mostrando-lhe também a cicatriz de suas chagas, curou a chaga daquela falta de fé. Que pensais, irmãos caríssimos, de tudo isto? Pensais ter acontecido por acaso que aquele discípulo estivesse ausente naquela ocasião, que, ao voltar, ouvisse contar, que, ao ouvir, duvidasse, que, ao duvidar, apalpasse, e que, ao apalpar, acreditasse?
Nada disso aconteceu por acaso, mas por disposição da providência divina. A clemência do alto agiu de modo admirável a fim de que, ao apalpar as chagas do corpo de seu mestre, aquele discípulo que duvidara curasse as chagas da nossa falta de fé. A incredulidade de Tomé foi mais proveitosa para a nossa fé do que a fé dos discípulos que acreditaram logo. Pois, enquanto ele é reconduzido à fé porque pôde apalpar, o nosso espírito, pondo de lado toda dúvida, confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e apalpou tornou-se testemunha da verdade da ressurreição.
Tomé apalpou e exclamou: Meu Senhor e meu Deus! Jesus lhe disse: Acreditaste, porque me viste? (Jo 20,28-29). Ora, como diz o apóstolo Paulo: A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem (Hb 11,1). Logo, está claro que a fé é a prova daquelas realidades que não podem ser vistas. De fato, as coisas que podemos ver não são objeto de fé, e sim de conhecimento direto. Então, se Tomé viu e apalpou, por qual razão o Senhor lhe disse: Acreditaste, porque me viste? É que ele viu uma coisa e acreditou noutra. A divindade não podia ser vista por um mortal. Ele viu a humanidade de Jesus e proclamou a fé na sua divindade, exclamando: Meu Senhor e meu Deus! Por conseguinte, tendo visto, acreditou. Vendo um verdadeiro homem, proclamou que ele era Deus, a quem não podia ver.
Alegra-nos imensamente o que vem a seguir: Bem-aventurados os que creram sem ter visto (Jo 20,29). Não resta dúvida de que esta frase se refere especialmente a nós. Pois não vimos o Senhor em sua humanidade, mas o possuímos em nosso espírito. É a nós que ela se refere, desde que as obras acompanhem nossa fé. Com efeito, quem crê verdadeiramente, realiza por suas ações a fé que professa. Mas, pelo contrário, a respeito daqueles que têm fé apenas de boca, eis o que diz São Paulo: Fazem profissão de conhecer a Deus, mas negam-no com a sua prática (Tt 1,16). É o que leva também São Tiago a afirmar:A fé, sem obras, é morta (Tg 2,26).

RESPONSÓRIO
(1Jo 1,2.1.3a)

Ass.: A vida revelou-se e nós a temos visto e dela damos testemunho. A vida eterna anunciamos, que estava junto ao Pai e a nós se revelou.

Pres.: O que viram nossos olhos e apalparam nossas mãos com respeito à Palavra, a Palavra, que é a vida, o que vimos e ouvimos a vós anunciamos. A vida eterna.

18. Depois do responsório, se for oportuno, pode-se guardar algum tempo de silêncio meditativo ou ainda, caso seja presidida por um sacerdote ou diácono, fazer-se uma breve reflexão aos presentes.

HINO DE LOUVOR
Te Deum 

19. Ao se iniciar o canto deste hino, todos deverão se levantar. O presidente dará início ao canto com a seguinte antífona:

Pres.: A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS.

20. Durante o canto do Te Deum, o celebrante poderá incensar o altar, enquanto outro ministro poderá incensar a assembleia em seguida. O coro e todos os presentes entoarão:

1. A TI, SENHOR, CANTAMOS: LOUVOR A TI, Ó PAI ETERNO SE PROSTRA TODA TERRA: SENHOR A TI, OS ANJOS CANTAM OS CÉUS A TI ACLAMAM: LOUVOR! POVO PROCLAMAM CÉUS E TERRA A TUA GLÓRIA IMENSA, SENHOR!

SANTO (SANTO), SANTO (SANTO), SANTO, SANTO, SANTO: É O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS, DEUS DO COMBATE, DEUS DA VITÓRIA, DEUS SABAOH

2. A TI COM AMOR, CELEBRAM APÓSTOLOS, PROFETAS, Ó PAI O HARMONIOSO CORO DOS MÁRTIRES TE LOUVA, SENHOR A TI, POR TODA A TERRA PROCLAMA A SANTA IGREJA, Ó PAI Ó PAI ONIPOTENTE DE MAJESTADE IMENSA, SENHOR

SANTO (SANTO), SANTO (SANTO), SANTO, SANTO, SANTO: É O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS, DEUS DO COMBATE, DEUS DA VITÓRIA, DEUS SABAOH

3. AO FILHO, ADORA A IGREJA DEUS VIVO E VERDADEIRO, JESUS TAMBÉM DÁ GLÓRIA E VIVA AO ESPÍRITO DIVINO: SENHOR O REI DA GLÓRIA, Ó CRISTO DO PAI ETERNO, FILHO, JESUS DA VIRGEM TU NASCESTE
PRA NOS SALVAR VIESTE, SENHOR

SANTO (SANTO), SANTO (SANTO), SANTO, SANTO, SANTO: É O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS, DEUS DO COMBATE, DEUS DA VITÓRIA, DEUS SABAOH

4. A MORTE TU SOFRESTE A MORTE TU VENCESTE, JESUS AOS QUE TÊM FÉ ABRINDO DOS CÉUS O ETERNO REINO, SENHOR SENTASTE À DIREITA DE DEUS NA GLÓRIA ELEITO, JESUS NÓS CREMOS NA TUA VOLTA VIRÁS JULGANDO O POVO, SENHOR

SANTO (SANTO), SANTO (SANTO), SANTO, SANTO, SANTO: É O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS, DEUS DO COMBATE, DEUS DA VITÓRIA, DEUS SABAOH

5. PORTANTO, TE PEDIMOS ESCUTA OS QUE REMISTE, JESUS COM SANGUE PRECIOSO NOS SALVA, Ó DEUS BONDOSO, SENHOR ALISTA-NOS Ó CRISTO ENTRE OS TEUS ESCOLHIDOS, JESUS CANTEMOS TUA VITÓRIA UM DIA LÁ NA GLÓRIA, SENHOR

SANTO (SANTO), SANTO (SANTO), SANTO, SANTO, SANTO: É O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS, DEUS DO COMBATE DEUS DA VITÓRIA, DEUS SABAOH (BIS)

ORAÇÃO 

21. Mantendo-se todos de pé, o celebrante rezará a oração que encerra a celebração.

Pres.: Oremos.
Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

---

22.Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass.: Ele está no meio de nós.
O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
Ass.: Amém.

---

Conclusão da Hora

Pres.: Bendigamos ao Senhor.
Ass.: Graças a Deus.